NOSSA VITRINE

conheça mais sobre os nossos LIVROS

NOSSA VITRINE  livros

NOSSA VITRINE

Livros

Celso Furtado

A esperança militante

Volume 1

A Esperança Militante Vol 1. Celso Furtado (1920-2004) foi um dos mais importantes economistas e cientistas sociais brasileiros. Demonstrou, em sua obra, o que significa a relação inseparável entre o pensar e o agir, entre o rigor acadêmico e o engajamento político. Esta Coletânea, volume 1 de um uma trilogia sobre aspectos da vida e obra deste paraibano de Pombal, reúne textos produzidos nos últimos 30 anos por intérpretes atentos e privilegiados. Atentos, porque pesquisadores, estudiosos dos problemas brasileiros, vinculados a instituições de prestígio nacional e internacional (USP, UNICAMP, UFRJ, FGV, UFMG, UFPE) e que têm a crítica como natureza de ofício; privilegiados, porque conviveram em algum momento da vida pessoal, profissional ou acadêmica com Celso Furtado. Tentamos nos guiar pela incômoda pergunta: O que deveria ser retido como última lição do mestre?

NOSSA VITRINE  livros

NOSSA VITRINE

Livros

Celso Furtado

A esperança militante

Volume 2

A Esperança Militante Vol. 2 Celso Furtado (1920-2004) era um republicano exemplar. É assim que o define o sociólogo Francisco de Oliveira neste Volume 2 da Trilogia Celso Furtado: a esperança militante. Trata-se de uma coletânea de quase duas dezenas de depoimentos de pessoas que trabalharam, estudaram e/ou acompanharam, de perto, a carreira intelectual e política do paraibano de Pombal, que se dizia, antes de mais nada, um otimista. Apostava no homem e na sua capacidade criativa, e pensava o Brasil com independência, método e paixão. Vivia intensamente o que pregava: o valor de um cientista resulta da combinação dos ingredientes imaginação e coragem.

NOSSA VITRINE  livros

NOSSA VITRINE

Livros

Celso Furtado

A esperança militante

Volume 3

A esperança Militante Vol. 3, O tema deste último volume da trilogia Celso Furtado: a esperança militante é Desafios. A palavra diz muito do espírito furtadiano. Ele próprio refletiu sobre o tema e escreveu, por exemplo, que o desafio do século XXI é mudar o curso da civilização, deslocar o seu eixo da lógica dos meios a serviço da acumulação para uma lógica dos fins, em função do bem-estar social, do exercício da liberdade e da cooperação entre os povos. E tudo isso num curto horizonte de tempo. As contribuições deste volume buscam refletir, estimular leituras, fazer proposições, recuperar os estudos regionais a partir do pilares que lhes deram identidade: o estudo do Brasil profundo e a interdisciplinaridade como elemento aglutinador das energias que mobilizam a produção de conhecimento para a transformação social.

NOSSA VITRINE  livros

NOSSA VITRINE

Livros

A Educação Popular

nos Tempos da Ditadura

Apresente sua equipe! Clique aqui para adicionar imagens, texto e links ou conecte dados da sua coleção.

NOSSA VITRINE  livros

NOSSA VITRINE

Livros

A Educação como um Direito Fundamental,

um Bem Público e um Serviço Comercializável

- Problematiza questões relativas à construção social de discursos sobre a universidade por parte de organizações internacionais e entidades nacionais na reforma da educação superior no Brasil, tendo como unidade de análise quarenta propostas de reforma universitária, vinte e duas internacionais (globais) e dezoito nacionais. O processo de análise contemplou os discursos em contenda, as temáticas colocadas na agenda de debate sobre a reforma e seus protagonistas, considerados interlocutores autorizados e legítimos, partícipes do campo da educação superior brasileiro.

NOSSA VITRINE  livros

NOSSA VITRINE

Livros

A Tradição da Civilidade nos

Livros de Leitura no Império

A investigação tem como objetivo analisar as orientações de civilidade nos livros de leitura Tesouro de Meninas (1757), de Madame Leprince de Beaumont, Tesouro de Meninos (s/d), de Pierre Blanchard, História de Simão de Nantua (1818), de Laurent Pierre Jussieu e Escola Pitoresca (1918), de Carlos Dias Fernandes, que circularam nas escolas de Primeiras Letras do Brasil Império e da Primeira República. Para tanto, constatou-se que havia um processo civilizador no Brasil nesse período. Entre as inúmeras medidas para tornar o Brasil uma nação civilizada, a construção de escolas e o seu aparelhamento foram os meios encontrados pelos homens de letras e da elite política.

NOSSA VITRINE  livros

NOSSA VITRINE

Livros

Antropologia da Comunicação

de Massa

Este livro reúne artigos apresentados no Grupo de Trabalho “Antropologia da comunicação de massa” da 28ª Reunião Brasileira de Antropologia, realizada na PUC de São Paulo de 2 a 5 de julho de 2012. Foram enviados para as organizadoras mais de 50 trabalhos e 18 selecionados para compor quatro mesas de temas variados. A primeira tratou da televisão, sua representação e recepção. A segunda foi sobre as narrativas da mídia e abordou o mercado editorial, a crônica e a imprensa em diferentes contextos. Política e cinema foram os temas centrais da terceira mesa e publicidade e consumo os da última.

NOSSA VITRINE  livros

NOSSA VITRINE

Livros

Becquerel - e a Descoberta

da Radioatividade

A pesquisa apresentada procura esclarecer diversos pontos, relacionados a uma nova interpretação da descoberta da radioatividade. Para atingir esse objetivo, foi realizado um estudo não apenas dos trabalhos de Becquerel como também do contexto científico da época. Ao longo do trabalho, as conclusões obtidas são comparadas com as de outros historiadores, não com o intuito de criticá-los e desmerecê-los, mas apenas para indicar os aspectos novos levantados por essa pesquisa.

NOSSA VITRINE  livros

NOSSA VITRINE

Livros

Capitalismo Contemporâneo:

Olhares Multidisciplinares

Os textos que seguem abordam questões empíricas e teóricas, reunindo diversas áreas do conhecimento acadêmico, como: Filosofia, Psicologia, Sociologia, Educação, Serviço Social, Ciências Contábeis e Antropologia, fato que confere a este livro um caráter multidisciplinar e crítico, abrangendo uma variedade considerável de temas no que tange aos rumos do capitalismo contemporâneo.

NOSSA VITRINE  livros

NOSSA VITRINE

Livros

A Verdade Frágil

Neste livro, o autor encontrará não apenas dois filósofos apresentando, através de Vattimo, suas leituras sobre o fenômeno da verdade. Maurício Mota nos mostra que há três grandes pensadores. Leremos os filósofos Nietzsche e Heidegger sendo lidos pelo filósofo Vattimo, ou, melhor dizendo, leremos o esforço filosófico de Maurício Mota para ler Vattimo enquanto leitor-filósofo de Nietzsche e Heidegger. Ou seja, Heidegger, Nietzsche e Vattimo postos em diálogo filosófico. Trata-se, sem dúvida, de um complexo labirinto hermenêutico.

NOSSA VITRINE  livros

NOSSA VITRINE

Livros

Colecionismos, Práticas de Campo e Representações

As coleções científicas, as práticas de campo, suas representações artístico/científicas, suas relações comerciais ocupam cada vez mais um lugar privilegiado na produção historiográfica internacional. Por toda a América Latina, muitas de suas coleções de objetos, imagens, fotografias, catálogos, textos, periódicos, correspondências reunidas há séculos permanecem a espera das necessárias análises contextuais, temporais, locais que esse livro pretende discutir.

NOSSA VITRINE  livros

NOSSA VITRINE

Livros

Conhecimento, Sociabilidade e Humanidade

Os artigos reunidos em Conhecimento, Sociabilidade E Humanidade constituem tentativas de ultrapassar os reducionismos das fronteiras disciplinares, discutindo noções de cultura, formação, tecnologias, redes sociais, tradição, categorias que nos auxiliam a compreender/fomentar uma sociabilidade menos virtual que contribua para um mundo real menos fragmentado. Os textos são frutos de digressões de pesquisadores do Brasil, de Portugal e da Espanha. Trata-se de um texto de contexto múltiplo, engendrado nas variantes filosóficas e conceituais do Estado da Arte mais peculiar ao brasileiro, ao português e ao espanhol que, situado na própria base acadêmica, convergiu-se na rica possibilidade de intersecção e socialização de saberes construídos a partir desses contextos geopolíticos distintos, mas com problemáticas educacionais tão próximas.

NOSSA VITRINE  livros

NOSSA VITRINE

Livros

Diálogos Silenciosos

Diálogos Silenciosos apresenta ao leitor uma temática plural em que se pode perceber fluidez verbal, proficiência de escritura e discurso sempre dialógico, ideológico e reflexivo! É como fizesse um “mapeamento da alma”, nos convidando a refletir sobre a vida, o amor, a solidão, a felicidade, a finitude da existência, o homem, a natureza, a política, a catarse, a paixão, os sentimentos, a vida acadêmica, o tempo, os sonhos.

NOSSA VITRINE  livros

NOSSA VITRINE

Livros

Diálogos, Experiências e Vivências de Educação Ambiental

Educação do Campo e sua importância no cenário político educacional é a abordagem principal da publicação, que conta com 15 artigos resultantes de estudos e pesquisa realizadas no contexto da Pós-graduação em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares, desenvolvidos, conjuntamente, entre alunos e orientadores.

NOSSA VITRINE  livros

NOSSA VITRINE

Livros

O Brasil e as Origens das Negociações Comerciais Multilaterais

As negociações comerciais multilaterais estão no centro da política internacional e definem o grau relativo de abertura e cada economia participante, afetando a renda dos trabalhadores e a riqueza das nações. Essas iniciativas também se apresentam como mecanismo de sinalização política e como fonte de tensão entre sociedades. Neste livro, Rogério de Souza Farias expõe a ação brasileira no multilateralismo comercial no período que vai de 1946 a 1967. A pesquisa utilizou fontes de 25 arquivos e bibliotecas de 12 cidades de 5 países distintos.O resultado é uma sofisticada narrativa que envolve ações desenroladas nas ante-salas dos órgãos de classe em São Paulo, nos gabinetes parlamentares do Congresso Nacional, nos escritórios do Itamaraty e nos auditórios das Nações Unidas em Genebra e Nova Iorque. Todas essas frenéticas atividades ajudaram a conformar a atuação da diplomacia comercial brasileira no mundo contemporâneo, algo com repercussões até os dias de hoje.

NOSSA VITRINE  livros

NOSSA VITRINE

Livros

Engenho de Cana-de-açucar na Paraíba: por uma Sociologia da Cachaça

Estudar a dinâmica cultural de transformação da cachaça de engenho paraibana, compreendendo como algo se transforma, em termos simbólicos, tornou-se o objetivo deste livro. O estudo foi realizado na região do Brejo paraibano, conhecido pelos conflitos de terra, a exemplo das Ligas Camponesas, e a cultura da cana-de-açúcar processada em engenhos seculares, tal romanceou José Lins do Rego. Assim, este livro se propõe a uma sociologia da cachaça. Uma viagem analítica, mas também de inspiração literária, ao cenário paraibano onde a mesma é produzida e sofre ressignificação, tornando-se requintada e sinônimo de originalidade em cachaçarias e pousadas campestres.

NOSSA VITRINE  livros

NOSSA VITRINE

Livros

Ensaios de Antropologia da Política

Os artigos que compõem este livro tentam trazer a política para o campo da cultura e construir uma ideia de política marcada e atravessada pelo cotidiano de práticas, nas quais se sobressaem os laços de fidelidade, de amizade, as adesões, o lugar social da mulher, a reatualização das rivalidades através das músicas de campanha e o uso de charges com mensagens subliminares a respeito da política, dos políticos e de suas práticas, esperando que tais fazeres, ao serem permeados e iluminados pela cultura, ofereçam novas e múltiplas formas de pensar as instituições e as práticas políticas.

NOSSA VITRINE  livros

NOSSA VITRINE

Livros

Heróis de uma Revolução Anunciada ou Aventureiros de um Tempo Perdido?

O livro problematiza que ao contrário do que muitos pensam, não foi só a direita que organizou golpes, assaltos ao poder e “revoluções” armadas. A esquerda também o fazia, só que com objetivos e interesses diferentes. Enquanto a esquerda golpeava as instituições para impulsionar mudanças, a direita o fazia para impedi-las como, por exemplo, em Março de 1964. Muitas vezes, a esquerda não teve como um de seus objetivos centrais a consolidação da democracia política. A luta por melhorias de vida no campo social e econômico sempre foi o centro das atenções. É preciso atentar para o fato de que, em muitos momentos, por defender reformas em prol da sociedade, a esquerda aceitou quebrar a legalidade constitucional através de movimentos armados ou golpes de força, mesmo sabendo que, dependendo dos resultados, poderia ser duramente reprimida.

NOSSA VITRINE  livros

NOSSA VITRINE

Livros

Matrizes Interacionais

A Comunicação Constroi a Sociedade

Os processos comunicacionais são habitualmente “perguntados” a partir de angulações sociológicas, econômicas, lingüísticas, políticas (entre outras), direcionadas por premissas daqueles campos. Diversamente, nosso enfoque busca perguntas e ângulos de observação mais próximos de preocupações comunicacionais. Temos a premissa de que todos os processos sociais se desenvolvem tentativamente – a partir de problemas, necessidades e interesses inerentes ao próprio fato de compartilharmos o mundo da natureza e dos humanos. Este, apesar de apresentar capítulos com autores individualmente nomeados, não é uma coletânea de artigos. A obra é uma produção conjunta do Grupo de Pesquisa Dispositivos & Circuitos em Comunicação, com a composição indicada na capa (na ordem dos capítulos). Os trabalhos foram iniciados por um Seminário, em outubro de 2012, a partir da heurística, então em fase preliminar de elaboração, proposta por José Luiz Braga, Coordenador do Grupo.

NOSSA VITRINE  livros

NOSSA VITRINE

Livros

Nova Leitura Crítica de Jorge Amado

Esta coletânea de ensaios críticos apresenta nova fortuna crítica deste grande escritor que discute temas ainda inexplorados. Estes artigos são escritos tanto pelos estudiosos amadianos de renome quanto pelos jovens que estreiam suas carreiras de críticos, críticos emergentes que sentiram a necessidade de oferecer uma nova leitura deste escritor controverso nesta ocasião de centenário. Cobrindo um vasto campo: literatura, linguística, história, memória e direito. Esses escritores estão apresentando suas críticas das obras amadianas para chamar atenção, para desmitificar o mito em torno de Amado e também para provocar o leitor a reler obras de Amado no novo século com uma nova perspectiva.

NOSSA VITRINE  livros

NOSSA VITRINE

Livros

O Monitoramento eletrônico de Presos e a Paz Social no Contexto Urbano

. Este livro é resultado de uma tese de doutorado defendida junto à Universidade do Estado do Rio de Janeiro — UERJ —, em programa de Doutorado Interinstitucional com a Universidade Estadual da Paraíba, por Bruno César Azevedo Isidro. Trata de tema de inegável atualidade e destacada importância, com a interminável crise no sistema penitenciário brasileiro, marcado pela superlotação carcerária, falta de condições mínimas e violações de direitos fundamentais, além da dificuldade de manutenção da segurança

NOSSA VITRINE  livros

NOSSA VITRINE

Livros

Organização, Trabalho e Sustentabilidade

No caso da episteme comunicacional pode-se dizer que a mesma vem-se constituindo na historicidade de conceitos chave e de hipóteses clássicas que têm nutrido o pensamento teórico e a pesquisa empírica do campo. Pensando a episteme comunicacional trata disso, ou seja, do objeto comunicação em sua trajetória por fazer-se, a qual, ao acumular-se, permite a renovação do que foi pensado a seu respeito e a prospecção de novos pontos de vista.

NOSSA VITRINE  livros

NOSSA VITRINE

Livros

Pensando a Epsteme Comunicacional

No caso da episteme comunicacional pode-se dizer que a mesma vem-se constituindo na historicidade de conceitos chave e de hipóteses clássicas que têm nutrido o pensamento teórico e a pesquisa empírica do campo. Pensando a episteme comunicacional trata disso, ou seja, do objeto comunicação em sua trajetória por fazer-se, a qual, ao acumular-se, permite a renovação do que foi pensado a seu respeito e a prospecção de novos pontos de vista.

NOSSA VITRINE  livros

NOSSA VITRINE

Livros

Pluralismo, Vulnerabilidade e Direitos Humanos

Apresente sua equipe! Clique aqui para adicionar imagens, texto e links ou conecte dados da sua coleção.

NOSSA VITRINE  livros

NOSSA VITRINE

Livros

Quadros e Programas Institucionais em

Políticas Públicas

O conjunto de textos agregados nesta coletânea incide sobre reflexões em torno do tema políticas públicas, a partir de investimentos de pesquisa, demonstrativos dos múltiplos espaços de definição de regras para circulação de recursos e de formulação de ideários voltados para construção de comportamentos esperados. Por eles, valoriza-se a criação de redes interdependentes de aparatos institucionais correspondentes aos objetivos delineados. Considera-se, ainda, a formação de agentes sociais capazes de operar na formulação e realimentação de ideais que permitam que os objetivos sejam reconhecidos na capilaridade das práticas cotidianas.

NOSSA VITRINE  livros

NOSSA VITRINE

Livros

Tecnologia Social

Contribuições Conceituais e Metodológicos

Este volume da Série Tecnologia Social deriva do interesse que o tema tem despertado em professores, estudantes, gestores públicos e participantes de movimentos sociais com quem seu autor vem dialogando. E de sua percepção de que a sociedade mais justa, igualitária e ambientalmente sustentável que desejam demanda uma aliança da comunidade de pesquisa que hegemoniza as políticas cognitivas (da Ciência e Tecnologia e do Ensino) e dos trabalhadores que intentam sair da informalidade para a Economia Solidária. Deter a exclusão que penaliza a maioria da população mundial e caminhar na direção de uma sociedade fundamentada numa outra tecnociência são a raiz dos argumentos sintetizados no conceito de Tecnologia Social. Nas palavras do autor, “o livro visa somar-se ao trabalho de um número crescente de latino-americanos que estão construindo a plataforma cognitiva de lançamento - a Tecnologia Social - de uma nova proposta societária - a Economia Solidária”.

NOSSA VITRINE  livros

NOSSA VITRINE

Livros

Trabalho e Trabalhadores no Nordeste

Na contraface de silenciamentos e narrativas laudatórias a personagens da política tradicional, as ruas e estradas das regiões do Brejo e Agreste da Paraíba, onde se localiza o município de Guarabira, vertem o sangue dos conflitos de classe ao longo de séculos.Este livro tem a preocupação de fornecer elementos de estímulo à pesquisa por parte de estudantes de graduação dos cursos de História, a partir de uma série de estudos que se detiveram sobre casos na Paraíba, em Pernambuco e em Alagoas e que têm vários matizes de interlocução. Caberão a esses profissionais de História em formação as escolhas por fazer emergir uma história que dê conta dos processos dos quais são integrantes e que lhes permita dialogar com suas comunidades, dentro e fora dos espaços formais de ensino, sua historicidade e os debates políticos sobre possíveis projetos autônomos de futuro.

NOSSA VITRINE  livros

NOSSA VITRINE

Livros

Um Convite à Utopia

Volume 1

Apresente sua equipe! Clique aqui para adicionar imagens, texto e links ou conecte dados da sua coleção.

NOSSA VITRINE  livros

NOSSA VITRINE

Livros

Um Convite à Utopia

Volume 2

A coleção Um Convite à Utopia insere-se no contexto das comemorações dos 500 anos do lançamento do livro A Utopia (1516), de Thomas Morus. Trata-se de projeto editorial de natureza pública e coletiva, capitaneado pela Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB), com apoio da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU) e uma série de instituições acadêmicas, científicas e culturais nacionais e estrangeiras. Pretende-se, de um lado, resgatar obras/textos que marcaram a construção da utopia como um projeto de contraposição a um mundo injusto e desigual; e, de outro, estimular a atualização da utopia, a partir de construções inéditas e provocadoras, articuladas em uma rede de esperanças. A ideia é que cada autor ou coletivo de autores, a partir de seu lugar de vida/mundo, produza um ensaio instigante, recuperando a necessidade de despertar do sono profundo em que se encontra o espírito utópico.

NOSSA VITRINE  livros

NOSSA VITRINE

Livros

Uma Superfície de Gelo Ancorada no Riso:

A Atualidade do Grotesco em Hilda Hilst

A compreensão de Contos d’Escárnio não poderia restringir-se à construção do horizonte no qual nasce, o século XX. A intenção de escrever lixo e bestagem, anunciada pelo narrador, aos poucos, revela um grotesco vindo de um longínquo, de um aquém. Por isto, faz-se necessário também compreender o fluxo histórico-estético que encontra acolhida na imaginação de Hilda Hilst, cujo amparo conceitual buscou-se à estética da recepção e do efeito. Na Teoria Estética, o feio insurge como fenômeno da realidade artística contemporânea; refúgio de sobrevivência da arte e dos belos escritos, deixa livre à plasticidade do presente a tarefa da denúncia da realidade. Em protesto, o dissonante reivindica cidadania e se mantém como possibilidade da arte. Neste sentido, tem lugar em Hilda Hilst a atualidade do grotesco.

NOSSA VITRINE  e-books

Segurando Computador Tablet

PARCERIAS

ABA.png
abeu.png
amazon.png
Sem título-3.png
CENTRO CELSO FURTADO.png
ADUFRN.png
edufcg_logo.png
EDITORA UFPB.png
FAPESQ.png
FESP.png
FURB.png
GOVERNO DA PARAIBA.png
INSTITUTO FEDERAL.png
INSA.png
LF EDITORIAL.png
OBSERVATORIO DO NORDESTE.png
Sem título-1.png
scielo.png
UNIVERSIDADE DE BUENOS AIRES.png

CONTATO

Rua Baraúnas, 351 - Térreo - Campus universitário - Bodocongó

Campina Grande - Paraíba - CEP 58429-500  - CNPJ: 12.671.814/0001-37

Fone/Fax (83) 3315-3182

eduepb@setor.uepb.edu.br

secretaria.eduepb@gmail.com

OU FALE CONOSCO PELO CHAT

© 2023 EDUEPB/UEPB - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS